sábado, 2 de abril de 2011

Aula de Narração

Narração

Por Paulo Sergio Rodrigues
paulo@algosobre.com.br

A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.
Narrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.

A narrativa impõe certas normas:
a) o fato: que deve ter seqüência ordenada; a sucessão de tais seqüências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação

O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:
fato - o quê?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?

Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais não há narração.
Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.

Narração na 1ª Pessoa
A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.
A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga.
Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.

Narração na 3ª Pessoa
O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação. Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".
Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro.Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo.

Tipologia Textual


Tipologia Textual

A interpretação textual e a escrita sempre dependerá do tipo de textos que temos a nossa frente para lermos.A identificação do tipo de texto é necessária para observarmos alguns detalhes de fundamental importância na hora da interpretação.
  
   Em um texto narrativo devemos identificar os cinco elementos básicos:

         A ação (fato que deu origem à narração)
         O espaço (lugar onde acontece a ação)
         Os personagens(protagonista,antagonista,secundários)
         O tempo (cronológico ou psicológico)
         O foco narrativo ( narrador-personagem,narrador-observador,narrador onisciente)

Tipos de textos narrativos:
         Fábula
         Aventura
      Conto
         Novela
         Drama
         novela
         Romance
         Lenda
         Crônica
         Peça teatro
         ficção

A Descrição e a Dissertação

          A descrição e a dissertação se  fazem presentes em vários tipos de textos que veremos a seguir,mas lembre-se: Na descrição  sempre perceber o objeto descrito e na dissertação a tese(assunto),os argumentos apresentados bem como a fundamentação desses argumentos através de que elementos, se, através de justificativas,exemplos,comentários,etc.O importante antes da interpretação é realmente LER o texto buscando o porquê do assunto em questão.

Tipos de Textos

         DOCUMENTAL:
   - documentos pessoais
   - documentos domésticos(cta.Luz,telefone,água,aluguel)
   - documentos sociais (escritura,recibo,contrato...)

Obs.: Nesse tipo de texto prevalece a descrição

          POÉTICOS

         Paródia
         Poesias
         Música
         Pensamentos
         Provérbios
         Obs.; Aqui prevalecem o ritmo,a musicalidade,a sonoridade, muitas vezes através das figuras de linguagem

          Textos Jornalísticos

         Notícia
         Reportagem
         Entrevista
         Texto de opinião ( dissertativo)
         Editorial (dissertativo)

Lembre-se:

         A notícia – revela como,onde e por que tal fato aconteceu;
         A reportagem – amplia o fato principal,apresentando versões e opiniões sobre ele;
         A entrevista ´é estruturada sem título,introdução e organizado em perguntas e respostas;
         Texto de opinião – tem o objetivo de tecer comentários e/ou avaliações sobre questões da atualidade que merecem ser objeto de debate;
         Editorial – expressa a opinião do jornal ou da revista sobre fatos relevantes da atualidade.
         Obs.:Para ineterpretar um texto jornalístico deve-se ter resopostas a 6 perguntas:Quem? O quê?Quando?Onde?Por quê?Como?

      Textos Publicitários

         Propaganda
         Panfletos
         Catálogos
         Lista telefônicas
         Outdoors

      Texto Epistolar
         E-mail
         Carta
         Declarações de amor
         Autobiografias
         Testamento
         Diário
         Recado
         Bilhete
         Relatório
         Registro memorial


Texto Didático

         Verbete de dicionário
         Seminário
         Artigo acadêmico(dissertativo)
         Disciplinas(conteúdo)
         Diário de classe (descritivo)

Texto Instrumental

         Bula de remédio
         Receitas médicas/culinária
         Manuais de instruções
         Regras de jogos

Texto Científico
         Pesquisas
         Monografias
         Teses

         Obs.: dissertativos

       Textos Humorísticos

         Piadas
         Charadas
         Charges
         trocadilhos

        Outros

         Horóscopo
         Calendário
         cruzadas

         Saber o tipo de texto que você tem em mãos para avaliar é essencial para uma boa interpretação.

                            Ler...
                             Pensar...
                                       escrever...

(Profª SSS)


Ementa Técnica em Redação - Ensino Fundamental II

Ementa Técnica Redação

Objetivo Geral: Reconhecer e produzir textos de forma coerente,analisando,interpretando e aplicando os recursos de linguagens,relacionando textos com seus contextos,mediante a natureza,função,organização,estruturas de acordo com as condições de produção/recepção.

Objetivos específicos:

6º ANO
- Levar o aluno a valorizar o conhecimento como meio para seu amadurecimento pessoal, afim de que possa tomar decisões de forma esclarecida;

- Proporcionar condições para que o aluno possa refletir, agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais;
- Expandir e vivenciar, situações básicas na aprendizagem da língua: ouvir, falar. Ler e escrever com coerência e autonomia.
7º ANO

- Proporcionar situações que visem o desenvolvimento integral do aluno, preparando-o para resolver conflitos, fortalecer sua identidade e ser capaz de utilizar-se dos conhecimentos adquiridos para agir e compreender as transformações ocorridas na sociedade;
- Reconhecer e identificar vários tipos de textos e seus contextos dentro das variedades lingüísticas;
- Utilizar diferentes registros e formas de expressá-los de acordo com o momento da situação comunicativa;

- Adquirir conhecimento para compreender, interpretar, sintetizar e produzir diferentes textos de forma crítica, autônoma e independente.
8ª ANO

- Oportunizar o desenvolvimento integral do aluno afim de que o mesmo tire melhor proveito do ambiente educativo, sendo capaz de aprender a aprender ao longo da sua vida, adquirindo dessa forma um bom sucesso na sua formação.
- Compreender os elementos empregados em uma narrativa e em uma dissertação.
- Escrever um texto com coerência e coesão, respeitando os elementos de um texto narrativo e/ou dissertativo;
- Desenvolver a criatividade artística e literária;

- Desenvolver o senso estético.

9º ANO
- Formar leitores críticos com o olhar direcionado para a leitura de mundo , aberto a conhecer e a suscitar um pensamento crítico e criativo em relação às leituras realizadas,

- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;

- Promover a leitura e produção de textos diversificados;

- Identificar aspectos relevantes no texto compondo-os de forma coerente, a partir de textos oriundos de diferentes fontes

- Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão, a fim de expandir possibilidades do uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.


CONTEÚDO

6º ANO

  • HQs
  • Narração (elementos da narrativa e criação)
  • A lenda (leituras e dramatização))
  • A fábula ( leitura,produção,dramatização)
  • O conto (contos infantis)
  • O bilhete
  • O recado
  • O anúncio
  • Cartão postal
  • A gíria
  • A descrição
  • A poesia (leitura,produção)
  • Leitura e interpretação de diversos tipos de textos.
    - Produção de pequenos textos: diálogos, histórias em quadrinhos, bilhetes, convites, telegramas, poesias, textos  descritivos e narrativos.
  • Leitura de paradidáticos,lendas,fábulas entre outros.


7º ANO

·         Tipologia textual
1.       Narração ( elementos da narrativa:ação,tempo,personagens,espaço,foco narrativo)
- Tipos de textos narrativos: Conto, Novela,Crônica,Lendas,Fábulas,romances
                    - Leitura e discussão de diferentes tipos de textos narrativos.    
                   - Discurso direto e indireto
                   -  Produção de textos narrativos

            2.    A Descrição
                      - Objetiva e Subjetiva
                      -  Produção de textos descritivos

              3.    A Dissertação
                      - A tese, a argumentação e a proposta de intervenção
                       -  Produção de textos dissertativos

               4.    O texto documental
                       - Documentos pessoais
                       - Documentos Domésticos
                       - Documentos sociais

                 5. O texto instrumental
                        -  Receitas médicas e culinárias
                         -  Manuais de isntrução
                         - Regras de jogos
                         - Bulas de remédios,etc.

·         Variações lingüísticas
1.       Norma culta e coloquial
2.       Variações geográficas e sociais



8º ANO

·         Revisão
1.       Elementos da Narrativa (ação,personagens,tempo,espaço e foco narrativo)
2.       Conto,Crônica,novelas,romances,fábula,lendas – leitura/identificação elementos da narrativa/dramatização
3.       Discurso direto e indireto
4.       produção de textos narrativos

·         Tipologia Textual
1.       A Descrição (objetiva e subjetiva)
       - produção textos descritivos

2.       A Dissertação (tese,argumentação,proposta de intervenção)
- Coesão e coerência
- Produção de textos argumentativos

3.       Textos Jornalísticos
- a notícia
 - a reportagem
 - a entrevista
 - o texto de opinião
  - o Editorial
  - produção de textos jornalísticos

4.       Textos Publicitários
- a propaganda
- os outdoors, panfletos,catálogos, anúncios etc
- produção de textos publicitários

5.       Textos poéticos
- a poesia
- os provérbios e pensamentos
- a música e a paródia
- produção de textos poéticos

6.       Textos humorísticos
- a piada
- as charadas e trocadilhos
- a charge e as tiras
- produção de textos humorísticos

             
·         Variações Lingüísticas


9º ANO


·         Tipologia Textual
1.       Narração (elementos da narrativa)
        - Tipos e textos narrativos (conto,novela,romances,crônicas,fábulas,lendas,etc)
        -  Produção de textos narrativos

2.       A Dissertação
- a tese,a argumentação e a proposta de intervenção
- a coerência e a coesão
- a carta argumentativa
- produção de textos e carta argumentativa

3.       Textos Jornalísticos
- a notícia
- a reportagem
- a entrevista
- o texto de opinião
- o editorial
- produção de textos jornalísticos

4.       Textos publicitários
- a propaganda,os outdoors,os catálogos e panfletos,anúncios
- produção textos publicitários


5.       Textos poéticos
- as paródias, a música
- a poesia
- os provérbios e pensamentos
- produção textos poéticos
                        
6.       Textos instrumentais
- manuais de instrução
- regras de jogos
- bulas de remédio
- receitas médicas e culinárias

7.       Textos didáticos
- verbete de dicionários
- conteúdo de disciplinas
- artigos acadêmicos

8.       Textos Epistolar
- o e-mail
- a carta pessoal
- o testamento
- autobiografias
- o bilhete,o recado

9.       Textos Científicos
- a tese, as monografias, as pesquisas

10.   Textos humorísticos
- as piadas e charadas
- a charge e as tiras
- os trocadilhos



·         Variações lingüísticas
- a norma culta e coloquial
- as variações geográficas e regionais
- as variações sociais


·         Correspondência oficial
- o ofício
- o requerimento
- a Declaração
- a ata e o memorando
                                                                         (Profª SSS)