Objetivo Geral: Reconhecer e produzir textos de forma coerente,analisando,interpretando e aplicando os recursos de linguagens,relacionando textos com seus contextos,mediante a natureza,função,organização,estruturas de acordo com as condições de produção/recepção.
Objetivos específicos:
6º ANO
- Levar o aluno a valorizar o conhecimento como meio para seu amadurecimento pessoal, afim de que possa tomar decisões de forma esclarecida;
- Proporcionar condições para que o aluno possa refletir, agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais;
- Expandir e vivenciar, situações básicas na aprendizagem da língua: ouvir, falar. Ler e escrever com coerência e autonomia.
7º ANO
- Proporcionar situações que visem o desenvolvimento integral do aluno, preparando-o para resolver conflitos, fortalecer sua identidade e ser capaz de utilizar-se dos conhecimentos adquiridos para agir e compreender as transformações ocorridas na sociedade;
- Reconhecer e identificar vários tipos de textos e seus contextos dentro das variedades lingüísticas;
- Utilizar diferentes registros e formas de expressá-los de acordo com o momento da situação comunicativa;
- Adquirir conhecimento para compreender, interpretar, sintetizar e produzir diferentes textos de forma crítica, autônoma e independente.
8ª ANO
- Oportunizar o desenvolvimento integral do aluno afim de que o mesmo tire melhor proveito do ambiente educativo, sendo capaz de aprender a aprender ao longo da sua vida, adquirindo dessa forma um bom sucesso na sua formação.
- Compreender os elementos empregados em uma narrativa e em uma dissertação.
- Escrever um texto com coerência e coesão, respeitando os elementos de um texto narrativo e/ou dissertativo;
- Desenvolver a criatividade artística e literária;
- Desenvolver o senso estético.
9º ANO
- Formar leitores críticos com o olhar direcionado para a leitura de mundo , aberto a conhecer e a suscitar um pensamento crítico e criativo em relação às leituras realizadas,
- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
- Promover a leitura e produção de textos diversificados;
- Identificar aspectos relevantes no texto compondo-os de forma coerente, a partir de textos oriundos de diferentes fontes
- Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão, a fim de expandir possibilidades do uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.
CONTEÚDO
6º ANO
- HQs
- Narração (elementos da narrativa e criação)
- A lenda (leituras e dramatização))
- A fábula ( leitura,produção,dramatização)
- O conto (contos infantis)
- O bilhete
- O recado
- O anúncio
- Cartão postal
- A gíria
- A descrição
- A poesia (leitura,produção)
- Leitura e interpretação de diversos tipos de textos.
- Produção de pequenos textos: diálogos, histórias em quadrinhos, bilhetes, convites, telegramas, poesias, textos descritivos e narrativos.
- Leitura de paradidáticos,lendas,fábulas entre outros.
7º ANO
· Tipologia textual
1. Narração ( elementos da narrativa:ação,tempo,personagens,espaço,foco narrativo)
- Tipos de textos narrativos: Conto, Novela,Crônica,Lendas,Fábulas,romances
- Leitura e discussão de diferentes tipos de textos narrativos.
- Discurso direto e indireto
- Produção de textos narrativos
2. A Descrição
- Objetiva e Subjetiva
- Produção de textos descritivos
3. A Dissertação
- A tese, a argumentação e a proposta de intervenção
- Produção de textos dissertativos
4. O texto documental
- Documentos pessoais
- Documentos Domésticos
- Documentos sociais
5. O texto instrumental
- Receitas médicas e culinárias
- Manuais de isntrução
- Regras de jogos
- Bulas de remédios,etc.
· Variações lingüísticas
1. Norma culta e coloquial
2. Variações geográficas e sociais
8º ANO
· Revisão
1. Elementos da Narrativa (ação,personagens,tempo,espaço e foco narrativo)
2. Conto,Crônica,novelas,romances,fábula,lendas – leitura/identificação elementos da narrativa/dramatização
3. Discurso direto e indireto
4. produção de textos narrativos
· Tipologia Textual
1. A Descrição (objetiva e subjetiva)
- produção textos descritivos
2. A Dissertação (tese,argumentação,proposta de intervenção)
- Coesão e coerência
- Produção de textos argumentativos
3. Textos Jornalísticos
- a notícia
- a reportagem
- a entrevista
- o texto de opinião
- o Editorial
- produção de textos jornalísticos
4. Textos Publicitários
- a propaganda
- os outdoors, panfletos,catálogos, anúncios etc
- produção de textos publicitários
5. Textos poéticos
- a poesia
- os provérbios e pensamentos
- a música e a paródia
- produção de textos poéticos
6. Textos humorísticos
- a piada
- as charadas e trocadilhos
- a charge e as tiras
- produção de textos humorísticos
· Variações Lingüísticas
9º ANO
· Tipologia Textual
1. Narração (elementos da narrativa)
- Tipos e textos narrativos (conto,novela,romances,crônicas,fábulas,lendas,etc)
- Produção de textos narrativos
2. A Dissertação
- a tese,a argumentação e a proposta de intervenção
- a coerência e a coesão
- a carta argumentativa
- produção de textos e carta argumentativa
3. Textos Jornalísticos
- a notícia
- a reportagem
- a entrevista
- o texto de opinião
- o editorial
- produção de textos jornalísticos
4. Textos publicitários
- a propaganda,os outdoors,os catálogos e panfletos,anúncios
- produção textos publicitários
5. Textos poéticos
- as paródias, a música
- a poesia
- os provérbios e pensamentos
- produção textos poéticos
6. Textos instrumentais
- manuais de instrução
- regras de jogos
- bulas de remédio
- receitas médicas e culinárias
7. Textos didáticos
- verbete de dicionários
- conteúdo de disciplinas
- artigos acadêmicos
8. Textos Epistolar
- o e-mail
- a carta pessoal
- o testamento
- autobiografias
- o bilhete,o recado
9. Textos Científicos
- a tese, as monografias, as pesquisas
10. Textos humorísticos
- as piadas e charadas
- a charge e as tiras
- os trocadilhos
· Variações lingüísticas
- a norma culta e coloquial
- as variações geográficas e regionais
- as variações sociais
· Correspondência oficial
- o ofício
- o requerimento
- a Declaração
- a ata e o memorando
(Profª SSS)